Jornalista, trabalha como chefe de reportagens especiais na TV Globo em Belo Horizonte.
Estudou documentário autoral na Escuela Internacional de Cine Y TV de Cuba e cinema digital na New York Film Academy. Foi bolsista profissional do International Center for Journalists, no programa Uma trilha para o desenvolvimento digital, inovação e empreendedorismo na América Latina, quando trabalhou na redação do HuffPost em Washington.
Dirigiu, roteirizou e editou os documentários em curta-metragem A Ala (2014) e Dandara (2017), vencedores do Prêmio Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem.
No campo da edição multimídia de reportagens em longo formato, participou das decisões estratégicas, criativas e da execução de trabalhos premiados como Vozes de Mariana (Images and Voices of Hope – IVOH – 2016), Um problema estrutural e Travessia (Prêmio Petrobras de Jornalismo – 2015 e 2017). Criou o projeto multiplataforma #MetrôImaginário, reportagem construída a partir do diálogo com leitores do jornal nas redes sociais – especial indicado ao Prêmio CNT de Jornalismo.
É graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo e formação complementar em cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já trabalhou também no Estado de Minas e no Correio Braziliense.
Como ator formado pela Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, trabalhou com espetáculos para teatro, propagandas para TV e dublagem de filmes, seriados e desenhos animados.
fredbottrel@gmail.com