Vídeo e especial multiplataforma
Travessia, 2016
Trabalho vencedor do Prêmio Petrobrás de Jornalismo – Categoria Cultura.
“Excelentes a pauta e a execução. O texto é informativo, correto, claro e eficaz no uso das citações de Rosa. O momento não podia ser mais oportuno, e a matéria se impõe com naturalidade, pelo inédito desenvolvimento do tema do Grande Sertão, a boa escolha das locações e personagens. ” (Sergio Leo, jurado)
O especial Travessia, publicado no Jornal Estado de Minas, homenageia os 60 anos de Grande Sertão: Veredas, obra fundamental de João Guimarães Rosa. O material traz relatos das jornadas de vidas e mortes de anônimos Diadorins do sertão mineiro em busca da própria identidade. Vídeos e fotos expandem a narrativa dos textos, com proposta subjetiva para a leitura do trabalho de Rosa. O livro discorre sobre a descoberta do amor entre Riobaldo e Diadorin – dois jagunços no interior do Brasil. A reportagem trilhou os mesmos caminhos dos personagens e encontrou pessoas que, na cotidiana afirmação de suas orientações sexuais, travam batalhas que refletem as lutas metaforizadas na obra desse grande escritor brasileiro.
O trabalho multiplataforma, publicado no jornal impresso e com edição ampliada no especial para internet, traduz os desafios de busca identitária dos personagens. As imagens captam momentos de entrega, durante as entrevistas que abordaram delicadamente assunto de pertinência tão pessoal. Enquanto apontam caminhos bastante avançados, nossos personagens “olham para fora do quadro”, em exercício de composição comumente interpretado como erro fotográfico. O erro, nessa travessia, é o acerto.
Os paralelos à obra literária saltam das narrativas pessoais marcadas pela luta contra o preconceito e surpreendem, com a quebra natural de paradigmas e estereótipos de gênero, mesmo em cenários inóspitos, à primeira vista tão distantes – geográfica e socialmente – do que o preconceito urbano define como desenvolvimento.
Ver o material completo, na edição digital